quinta-feira, 27 de maio de 2010

Kubrick e Allen, duas personalidades que nos mostram o que é cinema.



Kubrick. Jovem criativo, fotógrafo, cineasta, gênio e incompreendido. Eis aí uma receita de bolo. haha
Stanley Kubrick foi e com certeza ainda é um dos cineastas mais visionários de que se tem conhecimento. Fazia o que ninguém poderia imaginar e ousava sem medo. O problema está nas críticas que faziam aos seus trabalhos. O diretor melhorava a cada filme, o público amava... defendia, apoiava... mas lá estavam os "entendidos" com sua friezas herméticas, sempre criticando de forma negativa. O resultado: Kubrick nunca ganhou um Oscar (não acredito no sistema de avaliação dessa entrega de prêmios). Ele se frustrou e depois tentou agradar os críticos... Digo isso
por conta de seu último filme, De Olhos Bem Fechados, um produção "nada a ver" com o visionário diretor.
Só agora, a obra desse cineasta está tendo seu devido reconhecimento.

Todo esse processo que aconteceu com Kubrick, é quase que inverso ao que aconteceu (acontece) a Woody Allen. Este cineasta começou cedo (aos 15 anos) no mundo do entretenimento e sua genialidade foi logo reconhecida. -Muitos Oscars né tio Allen?
Allen trata de seus próprios temas, mostrando seu mundo e fazendo filmes a base de diálogos inteligentes (vale lembrar que ele é um ótimo ator também). A questão é que Woody Allen tem suas peculiaridades, só que exagera. Ele não se renovou muito de "lá pra cá". Agora, o antes ovacionado cineasta já não é tão conhecido. Talvez seja porque seus filmes não trazem mais surpresas e por isso não atendem as expectativas modernas.


O que antes não era reconhecido, agora é. O que antes era notado, agora não é. Isso é cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário